Buscar
  • Reza Forte

+ Abertura de caminhos com Vodou Haitiano +

Escrito por Bon Hougan Vanyan La Mer


+ Veve Papa Legba +

O Vodou Haitiano é uma religiosidade pouco conhecida no Brasil ... E muito das informações que a maioria das pessoas possuem vem de filmes e outros meios de entretenimento que mostram apenas bonecas e agulhas e por vezes muita maldade o que nem de longe retratam a realidade da religião e da vivencia dentro do Vodou. O que é Vodou?


O Vodou é uma religião de matriz africana, e que se criou e se desenvolveu no Haiti com influências indígenas e francesas. Dada a influência cristã em função da conversão forçada dos escravos, Os espíritos da Natureza foram sincretizados com santos

católicos.


+ Papa Legba +

O Deus supremo do Vodou e os Lwas...


O Deus supremo do Vodou é chamado de Bondye (do francês Bon Dieu), ou “Bom Deus”. Sob o Bom Deus estão os Lwas, que são os mistérios naturais que trabalham sob o comando e a permissão dele. Cada Lwa rege uma energia e assunto especifico e é para eles que o vodouisant, hougan ou Mambo - direciona suas preces e oferendas.

Dentre os Lwas temos Papa Legba, sincretizado com São Lázaro, que é um dos mais conhecidos e amados Lwas do Vodou. Papa Legba é o portador das chaves, o mensageiro entre os homens e os Lwas e consequentemente, Bondye. Ele é quem está na porta e abre caminho para a passagem. Ele é encarregado dessa energia de comunicação e abertura de caminhos.


"Quando falamos neste assunto é preciso ter em mente que todo o trabalho de abertura de caminhos é algo complexo e que pode demandar mais que apenas um banho simples de ervas. "



Sendo cada pessoa um indivíduo diferente do outro, as causas e fatores que interferem no caminho de cada um são sempre muito peculiares e é necessário antes de tudo fazer uma análise criteriosa para saber quais são os nossos bloqueadores.


Como é realizado esse processo de abertura de caminhos? Esta análise geralmente é feita através de oráculos a fim de consultar os Lwas para conhecer as causas e soluções dos bloqueios.

Depois da consulta faz-se uma potente limpeza energética da pessoa. Essa limpeza pode ser feita através de banhos, oferendas e defumações, sempre de forma individualizada.

A limpeza é uma etapa importante e sempre necessária para o trabalho de abertura de caminhos, pois quando temos os caminhos fechados, isso costuma ser fruto de energia adensada e estagnada, seja ela decorrente de atitudes do indivíduo, energias ambientais ou ainda, enviada por outras pessoas

Após a limpeza é necessário preencher este vazio deixado com força para a vida da pessoa. Para mencionarmos um exemplo: se a pessoa tem dificuldades nos caminhos amorosos porque ela é tímida e carente de autoconfiança, é necessário trazer força para que esta pessoa se sinta mais confiante em si mesma e aprenda a se enxergar com mais amor. Neste caso podemos utilizar banhos de atração que são devem ser preparados e consagrados com um Lwa que tenha afinidade com essas questões. Em cada caso são feitos banhos diferentes, lamparinas, óleos e perfumes - todos carregados com a força necessária para tratar os problemas específicos de cada pessoa.


Estando a pessoa tratada dos pontos enfraquecidos se faz um trabalho para o portador das chaves, Papa Legba, para que ele abra as portas da fortuna e felicidade da pessoa, que terá muito menos dificuldade em transpor estas portas do que antes quando estava enfraquecida e drenada de energias. Essa é a coroação do trabalho e onde os caminhos da pessoa se mostram chão firme, que não treme nem trinca, e que a levará à realização pessoal.

Pequeno Agrado para Papa Legba para boa sorte e caminhos abertos:

Mostraremos aqui um pequeno trabalho para quando precisar da ajuda de Legba, num dia importante em que necessite caminhos abertos, prepare um café bem forte, adoce o café, coloque algumas frutas em um pequeno recipiente e ofereça a Legba pedindo seu auxilio.

Prepare as oferendas citadas, coloque uma pequena imagem de São Lázaro no chão ao lado da porta de casa.

Antes de sair, ofereça o café e as frutas em frente à imagem e reze:

“Papa Legba, abra o portão para mim, e me dê passagem

Papa Legba, abra o portão para mim

Abra o portão para mim, Papa

Para eu passar, quando eu voltar eu vou agradecer ao Lwa! "

Então diga a Legba em que precisa de caminhos abertos. Ao voltar pra casa agradeça ao Lwa, retire as oferendas e despache em uma encruzilhada.

79 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram